Os refrigerantes podem engordar e enganar certos mecanismos no nosso corpo. Se adora um refrigerante, leia com atenção para entender o que acontece.
Há poucos dias foi divulgada a formula secreta da Coca-Cola, que não é nada demais. O historiador que escreveu um livro sobre o refrigerante explica:
“Era uma redução de Vinho Mariani, bebida alcoólica francesa que continha vinho e extratos de folha de coca, era considerada um ‘tônico para os nervos’ e teria muitos efeitos benéficos”. Disse ainda que a bebida era alcoólica e levava cocaína. Em 1886, a bebida foi proibida e o criador trabalhou para retirar o álcool. “Isso fez com que a bebida ficasse amarga”. Então ele (John Pemberton, o criador da formula) adicionou açúcar para compensar.
É claro que as reclamações sobre a cocaína não demorariam a começar, então o criador passou a retirar a substância das folhas de coca antes de usar. Hoje em dia, “a cocaína é removida pela companhia Stepan Chemical e depois destruída ou usada em pesquisas médicas”, explica.
A The Coca-Cola Company é uma das maiores empresas do mundo. É tão popular que se estima que 1,5 bilhões Coca-Colas são servidas a cada dia. Como a empresa é proprietária de outras bebidas, como Oasis, Sprite, Fanta e Minute Maid, a empresa vê mais de 50 bilhões de seus produtos servidos a cada dia. Sem surpresa, o lucro da empresa é enorme. Em 2008, foi estimado em mais de US$ 1 bilhão.
Não é de se espantar que não exista qualquer campanha mundial para reduzirmos o consumo de refrigerantes. O fato é que, além de “substâncias secretas”, eles carregam açúcar e engordam. Se pensa que ao escolher um refrigerante no lugar de um suco de frutas, por exemplo, deixará de consumir vitaminas, fibras e minerais, para consumir absolutamente nada de bom no refrigerante.
O refrigerante diet, light, zero, realmente não possuem calorias. Mas as pesquisas mostram que a longo prazo, isso não implica em engordar menos. Alguns especialistas acreditam que ter o hábito de consumir essas bebidas pode superestimular seu gosto por doces.
Estudos em animais sugerem que consumir bebidas dietéticas (sem ingestão de comida junto) pode confundir ou atrapalhar a capacidade do seu corpo de determinar o conteúdo calórico. Como resultado, os receptores de açúcar aumentam a sua fome e isso pode contribuir para o ganho de peso. Em outras palavras, sendo zero ou não, engorda!
Corte com os refrigerantes na sua vida!!!
Ainda há pouco tempo vi algures que este tipo de bebidas não engorda
ResponderEliminar