Beber água à refeição engorda?
Não. A água é um componente essencial ao nosso organismo e está presente em quase todos os alimentos em maior ou menor quantidade. Porém é isento de calorias, desta forma, por não fornecer energia também não engorda.
Para o controlo do peso, beber ou não água à refeição não afecta.
Quando a água está incluída na confecção dos alimentos, como na sopa e outros alimentos “malandros”, os efeitos saciantes são notórios, provocando uma diminuição da ingestão calórica nessa refeição.
O gás das bebidas engorda?
O gás presente nas bebidas gaseificadas não possui calorias assimiladas pelo nosso organismo. Contudo, este gás provoca distensão nas paredes do estômago e altera a velocidade de esvaziamento gástrico, que pode ter um efeito na regulação do apetite.
Estas bebidas normalmente também têm açúcar adicionado, pelo que o seu consumo contribui para a obesidade, em especial nas populações mais jovens.
O azeite engorda menos que as outras gorduras?
Não. Uma grama de gordura fornece 9 Kcal seja ela gordura saturada (ex manteiga) ou gordura monoinsaturada (do azeite).
A escolha do azeite como gordura preferencial é a mais acertada dada à qualidade dos seus ácidos gordos.
O vinho tinto faz bem ao coração?
Sim. Os antioxidantes presentes no vinho tinto aumentam os níveis de HDL no sangue, protegendo as artérias da formação de placas de gordura, e reduzem a capacidade de formação de coágulos sanguíneos.
Enquanto bebido com moderação, o seu consumo pode ser benéfico para o coração, já o seu consumo excessivo pode provocar arritmias, hipertensão arterial, bem como complicações hepáticas.
Se comer tostas em vez de pão emagreço?
A troca de pão por tostas ou bolachas integrais pode muitas vezes ser uma armadilha. O pão é isento de gorduras e possui fibras que conferem mais saciedade do que as tostas, que por seu lado têm muitas vezes gorduras vegetais na sua composição.
Um pão integral ou de mistura fornece as mesmas calorias que 4 tostas ou bolachas e é muito mais saciante, logo vai precisar de comer menos.
O pequeno-almoço é uma refeição menor?
Falso, a primeira refeição da manhã fornece ao organismo os nutrientes necessários após uma noite de sono.
Estes nutrientes e as vitaminas que faltam quando não se toma o pequeno-almoço são essenciais e não são repostas com as refeições seguintes. O seu organismo necessita de energia para trabalhar, se não lhe dá o combustível naturalmente que vai ser mais difícil manter a atenção e a capacidade de raciocínio.
Este post tá mt bom
ResponderEliminar