COMBATER A ANEMIA

 

Imagem1

O baixo desempenho no trabalho e na prática de exercício físico, as dificuldades de concentração, irritabilidade, fraqueza, cansaço, tonturas, falta de ar, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios, são apenas alguns dos sintomas que a anemia desenvolve.
A anemia é caracterizada pela deficiência no tamanho ou no número de células sanguíneas (glóbulos vermelhos) ou ainda, na quantidade de hemoglobina (pigmento) que elas contêm, trazendo como consequência a limitação das trocas de oxigénio e gás carbónico entre o sangue e as outras células do nosso corpo.
Esta situação pode ser desencadeada por vários factores tais como a baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção de glóbulos vermelhos e da hemoglobina (como o ferro, vitamina B12 e ácido fólico), ou ainda por perda excessiva de sangue (hemorragias, por exemplo) ou deficiência genética.
De qualquer forma, 90% dos casos de anemia deve-se à carência na ingestão de ferro e restantes nutrientes, como tal a melhor arma é sem duvida uma alimentação variada e rica em alimentos naturalmente abundantes em ferro e/ou enriquecidos.
Deve-se salientar que as melhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal (fígado e carnes), pelo facto de possuírem um tipo de ferro melhor aproveitado pelo nosso organismo. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se as leguminosas (feijão, grão, lentilhas e ervilhas), os cereais integrais, as nozes e as hortaliças (couve, brócolos, salsa, grelos e agrião). O ferro de origem vegetal já não é tão bem assimilado pelo nosso organismo e sendo assim é necessário juntar alguns alimentos que ajudem essa absorção. Se juntarmos alimentos com alto teor em vitamina C (laranja, limão, kiwi, morangos, pimento, repolho e tomate) na mesma refeição já estaremos a melhorar a absorção do ferro através de fontes vegetais.
O ferro dos alimentos de origem vegetal também pode ser afectado por "factores inibidores", como o chá e o café, que reduzem ainda mais a sua absorção quando consumidos em grande quantidade após as refeições.
Desta forma, conjugando correctamente os alimentos, poderá evitar a anemia que cada vez mais se verifica nas crianças e adolescente devido à alimentação descuidada e apenas rica em açúcares e gorduras.

1 comentário: