FRUTA OU LEGUME

Qual é a diferença entre fruta e legume?

 

A resposta varia conforme a pessoa para quem fizer a pergunta. Um cientista vai responder que fruto - e não fruta, já que o termo técnico correto é masculino - é a estrutura desenvolvida a partir do ovário de uma flor fecundada. O mesmo cientista dirá também que os legumes são um tipo de fruto, que tem como caraterística o fato de ser duro, seco e ter as sementes protegidas por uma vagem - caso, por exemplo, do feijão, da ervilha, do amendoim e da lentilha. Nas feiras e mercados, porém, a rigidez da classificação científica dá lugar a um critério bem mais simples. Para agricultores e donas-de-casa, os frutos doces são chamados de frutas e o resto vira legume. Não se trata de uma definição técnica, mas de uma distinção popular que se consagrou pelo uso.
Dessa forma, frutos adocicados, como o abacate, o caqui, a uva e a banana, recebem o nome de frutas. Outros mais salgados ou azedos - como o tomate, o chuchu e a berinjela - são considerados legumes. Esse estilo de classificação ampliou a categoria dos legumes. Com ele, há espaço para incluir raízes (como a cenoura e o rabanete), ramos (como brócolis) e grãos (como o arroz e o girassol). Caso curioso é o do morango. Nem todo mundo sabe que ele é, na verdade, um falso fruto. O que nós comemos é só uma parte da flor - o receptáculo -, que fica carnoso e cheio de suco depois da fecundação. Os frutos verdadeiros são apenas os pequeninos grãos que parecem sementes enfeitando sua casca vermelha.

Legume é um vegetal do grupo das leguminosas. Exemplos: feijão, ervilha, vagem, fava, lentilhas.
Verdura é um termo genérico, usado para designar hortaliças, que são aquelas plantas folhosas que se comem em saladas, como coentro, alface, repolho, couve.
As frutas são alimentos produzidos, em sua grande maioria, por vegetais floríferos e conduzem sua própria semente .

1 comentário: