O PODER DO MORANGO

O vermelho é o tom que mais estimula o apetite e, no caso desse pseudofruto, exagerar na dose não traz quilos a mais – são apenas 30 calorias em 100 gramas, menos de 2% do que precisa consumir o dia inteiro.
Os frutos verdadeiros são os pontinhos escuros presentes nele.
Devido à riqueza em antioxidantes e em ácido fólico, é uma ótima opção para fortalecer as defesas do organismo e prevenir doenças cardiovasculares e câncer. 
Em 100 gramas de morangos encontramos 63,6 miligramas de vitamina C, valor que supera a recomendação de ingestão diária, que é de 45 miligramas.
Essa substância também é importante na absorção do ferro, na redução do nível de triglicerídeos (taxas altas estão associadas ao risco de doenças do coração) e no fortalecimento do sistema imunológico.
É uma poderosa antioxidante e combate a formação dos radicais livres, evitando que os anos passem depressa e tragam com eles doenças.

Longe do câncer
O morango também possui quantidades significativas de folato, uma vitamina do complexo B importante para a correta divisão celular.
Sua função no organismo está relacionada à síntese de DNA, o que significa que atua na produção e manutenção das células.
É bom lembrar que se as quantidades ideais de folato não forem atingidas, a anemia tem chances de se instalar.
Outras substâncias presentes no pseudofruto são as antocianinas. Esses compostos, classificados como flavonoides, têm poder antioxidante e atuam no organismo inibindo a proliferação de células cancerígenas no estômago, cólon, pulmão e sistema nervoso central. 

Batalhão de defesa
Um dos responsáveis pela cor vermelha do morango é o ácido elágico, que também colabora com a destruição dos radicais livres.
Funciona assim: eles se formam no organismo durante o processo de respiração celular e são capazes de reagir com qualquer molécula que esteja próxima à sua área, gerando, assim, graves prejuízos ao organismo, como a formação de células cancerígenas.
Quando o ácido elágico e outras substâncias antioxidantes estão presentes, no entanto, os radicais livres são combatidos antes de entrarem em cena.
Já o potássio, outro nutriente encontrado no alimento, tem importante papel na atividade muscular, além de atuar na transmissão nervosa e possuir ação protetora contra danos cardiovasculares.

1 comentário: