A vida agitada, o stress no trabalho, a poluição da cidade… tudo pode prejudicar o funcionamento do corpo e da parte mais importante dele: o cérebro.
É um facto que alimentação influência o desenvolvimento deste órgão, passando pelo funcionamento durante a vida adulta e, também, evitando a progressão das doenças degenerativas comuns da idade avançada. Por isso a importância da alimentação correcta desde a infância até a vida adulta.
Os nutrientes importantes para o desenvolvimento, funcionamento e manutenção do cérebro são:
- Vitamina E;
- Vitamina C
- Betacaroteno
- Folato
- Vitaminas do complexo B, B6 e B12.
Por isso, deixo uma lista de alimentos que são fontes importantes desses nutrientes:
- Gérmen de trigo. Contem vitamina E, um importante antioxidante, importante para a manutenção da barreira hematoencefálica, que impede substâncias nocivas de atingirem o cérebro. Está associada à prevenção do mal de Alzheimer. O gérmen de trigo também é fonte de vitamina B6.
- Folhosos verde escuros. São fontes de folato. O detalhe é que o cozimento causa a perda de 50% do folato, assim, prefira comer essas folhas cruas. A couve é um exemplo que fica muito boa em saladas, e também em sucos.
- Aveia. Mais um benefício desse cereal. Não deixe de consumir aveia, fonte de vitamina B6, possui muitos outros benefícios.
- Cenoura. Fonte importante de betacaroteno e vitamina C.
Folhosos verdes escuros?? Isto foi inventado
ResponderEliminar