ALFARROBA




Ser saudável depende, não só daquilo que ingerimos, mas também da forma como o fazemos. O prazer de comer está em alimentarmos o corpo juntamente com o prazer de alimentarmos a alma.
 





BOLO DE ALFARROBA



Ingredientes

3
ovos
100 g farinha de alfarroba
50 g farinha trigo
2 c. chá fermento
150 g açúcar
3 c. sopa azeite
1 c. chá canela
50 ml leite

 

Preparação

Bater os ovos inteiros com o açúcar amarelo e o azeite até obter um creme esbranquiçado.
Adicionar a farinha de alfarroba e a canela e mexer muito bem. Acrescentar metade do leite. Acrescentar a farinha de trigo e o fermento. Envolver todos os ingredientes. Se sentir a massa um pouco dura acrescentar o restante leite.
Polvilhar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha. Despejar o bolo. Levar a forno pré-aquecido a 180 graus e deixar cozer durante cerca de 40 minutos, ou até o palito sair seco.








LICOR DE ALFARROBA






Ingredientes:

 - 1 litro de aguardente
- 1 kg de açúcar
- 1 litro de água
- 2 vagens de alfarroba maduras partidas aos bocados
- 2 chávenas de alfarroba torrada e moída fina
- casca de 1 limão



 MODO DE FAZER:

 1º- Põe-se o açúcar num tacho.
2º- Junta-se-lhe a água e a alfarroba(farinha) e leva-se ao lume, mexendo sempre até ferver.
3º- Desliga-se o lume, deixa-se amornar e junta-se a aguardente.
4º- Mexe-se bem.
5º- Num frasco deita-se esta mistura, a casca de limão e as vagens de alfarroba.
6º- Tapa-se bem e deixa-se de infusão durante 10 dias.
7º- Todos os dias mexe-se com colher de pau-
8º- Ao fim deste tempo, filtra-se (por papel de filtrar) e põe-se em garrafas, bem fechado.






ALFARROBA



Da ração... à doçaria

Tradicionalmente era utilizada como alimento para animais, a alfarroba tem conhecido um novo impulso e novas utilizações, desde licor a bolos e bolachas, passando pelo gelado. De acordo com a tradição cristã, a alfarroba permitiu a S. João Baptista sobreviver ao deserto. Agora, o fruto da alfarrobeira está a deixar de ser encarada apenas como ração para ganhar outros destinos na alimentação.



A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o espargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a beringela, o espargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correcto balanceamento de potássio e sódio.
A alfarroba não possui qualquer agente alérgico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela protecção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.


A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.

Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os componentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crónicos-degenerativas.

Também reduz efectivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.

2 comentários: