TODA A VERDADE SOBRE OS GATOS


HUMANOS e GATOS

    Milhares de gatos foram queimados em fogueiras, não só pela Caça às Bruxas, mas por revoluções populares variadas. Foram responsabilizados por toda a sorte de mazelas, inclusive de disseminar doenças, quando eram exactamente eles que as controlavam, caçando os reais disseminadores.
    Em muitos momentos históricos a civilização humana seria inviável sem os gatos, visto que eliminam a terrível praga dos ratos, que além de espalharem as mais diversas doenças, destroem depósitos de alimentos, e roem a própria infra-estrutura das cidades.
    Apesar disso, na maioria dos desenhos de gato e rato, são os ratos, e não os gatos, os heróis!
    Há muitas justificativas para que não se goste de gatos, mas além do mero fato de quem não gosta deles raramente ter convivido com um, é interessante notar que todas essas justificativas são baseadas em preconceitos, equívocos, ou mesmo completamente fantasiosas.
    A mais famosa de todas é a que taxa o gato de um animal traiçoeiro, interesseiro e que não gosta realmente de seus donos. É curioso que só quem pensa isso é quem nunca os teve na vida.
    Assim como os cães, há diversos comportamentos nos gatos, que variam não só de raça para raça, mas mesmo entre indivíduos de uma mesmíssima raça e ninhada. É verdade que há alguns pouco carinhosos e mesmo agressivos, mas não são nem sequer maioria. Há tanto carinho e afeição entre gatos e humanos quanto em humanos e cães.
    Comparando os gatos com os cães, por sinal, é que notamos o quanto os argumentos contra os gatos são furados. É claro que muitas pessoas já foram magoadas por gatos, mas quantas também não o foram por cães? Inclusive os próprios donos? No entanto os cães jamais levaram a fama de traiçoeiros, e sim o contrário, de fiéis.
    Curiosamente, porém, o máximo que um gato poderia fazer contra um humano seria furar-lhe um olho, o que no entanto é tão difícil que desafio qualquer um a mostrar um exemplo comprovado. Por outro lado, milhares de pessoas já foram mortas por cães, algumas totalmente destroçadas. Os ataques dos pobres pit bulls, por culpa da estupidez de seus donos, tem sido recorrentes nos jornais. Mesmo assim, nem os pit bulls foram taxados de animais traiçoeiros, ainda que volta e meia um mate o próprio dono.
    Portanto, dizer que os gatos são traiçoeiros é no mínimo tão sem fundamento quanto dizer que os cães o são. O mesmo pode-se dizer de que são interesseiros, como se qualquer cão também não o fosse, ainda que num estilo diferente.
    O que se notará é que por algum motivo só os gatos levam a má fama. Chega-se ao ponto de serem considerados animais insalubres quando apenas por acaso são nada mais nada menos do que OS MAIS LIMPOS dentre todos os animais! E ainda por cima ajudam a tornar os ambientes, inclusive as ruas das cidades, mais limpos, eliminando animais realmente insalubres.
    Então, por que tantas pessoas não gostam de gatos?




    VÍTIMAS DO ÓDIO
       
Gatos já foram queimados aos milhares em fogueiras públicas na Europa, e não somente por qualquer preocupação sanitária equivocada, e continuam sendo os únicos animais que são vítimas de assassinos seriais.
    O ódio aos gatos tem até um hino popular, Atirei o pau no gato....
   Nunca, nada nem parecido, aconteceu com cães, e já temos, na questão dos assassinos seriais, uma pista para entender o porquê de tanta demência. Assassinos seriais só matam crianças e mulheres, quando muito, adolescentes e homens homossexuais. Vale lembrar também, que é um padrão comum entre os assassinos seriais começarem na infância matando e ou torturando animais, preferencialmente, gatos.
    O que salta aos olhos, é que as pessoas procuram argumentos para tentar validar sua repulsa aos gatos, e como a maioria dos que os fazem não conhecem o animal, acabam recorrendo a preconceitos e equívocos injustificáveis, como o de afirmar que gatos sujam o ambiente com excrementos quando na realidade são os únicos animais domésticos que não só fazem suas necessidades sempre na terra, ou areia, como ainda enterram suas fezes! Na realidade, são os únicos animais domésticos que aprendem até a usar a sanita!



    POR QUE OS GATOS SÃO TÃO TEMIDOS E ODIADOS?
   Preste atenção nas pessoas que não gostam de gatos, e notará que a maioria delas age assim porque foi ensinada. Em geral são filhos de pessoas que também não gostavam, e até repetem frases feitas como "Gosto muito de gato, eu cá, e ele lá".

    Os gatos são odiados porque são um SÍMBOLO da FEMINILIDADE.

    Para sustentar essa afirmação, tudo que eu preciso é mostrar que os gatos são um símbolo do Feminino, e que o Feminino, isto é, o aspecto existencial da Feminilidade, presente em toda nossa experiência humana, é uma característica que sofre preconceitos e dificuldades de aceitação.


    GATOS e FEMINILIDADE


   Simbolicamente, o gato é sempre associado às mulheres. A divindade egípcia Bastet, onde os gatos chegaram a ser adorados, é uma deusa, enquanto a divindade chacal, um parente do cão, é um deus (Anúbis). Os gatos foram fortemente associados às bruxas, morrendo com elas nas fogueiras da ignorância e sendo responsabilizados por crimes sobrenaturais, como roubar a alma de crianças. Até hoje, há quem afirme o absurdo de que gatos transmitem asma, curiosa e especialmente, para crianças. Visto que asma nem sequer é contagiosa, e ainda que fosse, o seria tanto contra crianças quanto contra adultos, essa afirmação é tão fantasiosa que só pode ser a versão moderna desta superstição.
    Gatos são animais sensuais, eles se esfregam, se roçam, são sedutores, e por isso consideramos as mulheres bonitas como "gatas", ou "panteras", que são versões macro dos gatos. A beleza é uma virtude que sempre nos soa feminina, Afrodite, a deusa da beleza, é uma mulher.
    Passeando no supermercado, observe as capas de ração para animais. Você notará que nas de rações caninas encontram-se mais homens do que mulheres, e muitas vezes o cão olha directamente para o dono. Nas capas de rações felinas, quando há humanos, SEMPRE são mulheres, e o gato jamais está olhando para a dona.
    A parceria gato-mulher e cão-homem pode ser quase tão antiga quanto a humanidade, visto que os cães eram companheiros de caça, ou guardiões de território, actividade que também cabia aos homens. Já os gatos, sendo mais caseiros, ficavam mais próximos das mulheres.
    Em inglês, essa associação é ainda mais flagrante. O andar rebolado, atitude tipicamente feminina, é catwalk, e a palavra pussy se aplica tanto ao felino quanto aos genitais femininos. Por outro lado, o andar dos cães é bem mais "másculo", muitas vezes um trote, e eles nunca cruzam as pernas ao andar, característica fundamental do rebolado feminino, pelo contrário, andam com as pernas abertas, característica típica do andar masculino.
    Evidentemente o cavalo e o cão passaram a trabalhar com o homem, e a vaca e o gato com a mulher, na casa. O gato, entretanto, não abriu mão de sua liberdade, fazendo um pacto secreto com a mulher, sem o conhecimento do homem, no qual se encarregava de divertir e acalmar as crianças, e eliminar os ratos, tão temidos pelas mulheres. Não ter cedido sua independência, no entanto, teve um preço, e o gato foi condenado a ser odiado por 3 a cada 5 homens bons, e a ser perseguido pelo cão. 

1 comentário:

  1. Pussycat... este post tá giro!!
    Tem lógica o que fala sobre os cães serem dos homens e os gatos das mulheres

    ResponderEliminar